segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Orelha

Livros são minha base, extensão do meu ser. Toda a minha vida esta interligada a um livro – quando li, onde e por que comprei, as palavras que conheci e as que acrescentei ao meu vocabulário, quem me deu, o que ele representou para mim e o que consegui extrair e transportar…

Livros são meus companheiros de estrada, de ônibus, de viagens, de vida. Companheiros diários, que, muitas vezes, me preenchem quando ninguém mais o consegue.

O ler vai muito além de pegar um livro, sentar e ler. Para mim, é arte. Começa no ato da compra. O olhar, sentir a textura da capa e das folhas, ler a orelha e uma página aleatória, ir para a fila, pedir um marcador e voltar para casa transbordando de felicidade. Depois, sentar em um lugar fresco, sem barulho, com o lápis em mãos e, entorpecida pelo o cheiro das páginas impressas, seguir… Até onde a fome, a vontade de ir ao banheiro ou o telefone deixarem. Às vezes, devoro-o. Outras, demoro meses e intercalo com outros livros. E não gosto de começar e deixar pela metade, mesmo que o livro seja entediante. Poucos foram os que não terminei.

Livros me despertaram paixões e manias, como a de colecionar palavras - novas, belas, interessantes, sinônimos, poucos usuais ou de sonoridade agradável. Ao deparar-me com uma, sublinho-a e anoto. Vez ou outra, volto às minhas anotações para visitá-las. A nova mania é colecionar lápis e, a partir de agora, escrever sobre livros.

Estava listando todos os livros que li desde 2005 e minha irmã sugeriu que eu criasse um espaço para comentá-los. E cá estou eu, tentando, despretensiosamente, juntar três coisas que amo: livros, escrever e palavras – sem formatação definida e sem saber o que me aguarda. Só sei que quero ler todos os livros da minha interminável lista. Ler até meus últimos dias de vida.

15 comentários:

  1. Parei e pensei: por que esse blog não já existia? É muito a sua cara! Tantos livros, palavras, idéias, sentimentos e sensações nessa estante e você sendo egoísta com o mundo... vamos compartilhar algo tão sutil - coisa que vem se perdendo - como o que sentimos com as leituras! Achei linda a iniciativa e tenho certeza que vai bombar! Serei leitora assídua e vou pescar todas as dicas!rs PS: Lindo o fundo, dá vontade de ficar lendo aqui... vamos postar logo os próximos Rabiscos,hein!? ;) PS²:Adoreeei ser a primeira a comentar!! =P beijo enorme, Véi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ju. Eu também já tinha feito essa pergunta inúmeras vezes, mas achava que existiam muitos blogs com a mesma finalidade e que o meu não teria muita razão de existir. Mas as impressões de cada leitura nem sempre são semelhantes, muito menos esgotáveis.
      Conto com você por aqui. Sua presença me alegra e suas opiniões me fortalecem.
      Beijos com amor. Sempre.

      Excluir
  2. Querida irmã, fico feliz com sua nova paixão e empreitada, mas o melhor disso tudo é que podemos de alguma forma participar e interagir desse seu mundo maravilhoso em qualquer lugar!!!!! Beijos do seu irmão e seguidor.
    P.S. Sei que é difícil, mas como uma sugestão, peça que neste seu espaço, escrevam em português correto. Acho q não custa nada tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, que surpresa boa encontrá-lo também por aqui. Não importa onde cada um de nós esteja, sempre haverá ferramentas para nos manter perto dos olhos, porque do coração sempre estará.
      E eu sei que você também gosta de bons livros (por sinal, está com um meu em mãos. Hehehe). E sua proposta é excelente. Vou pedir aos que por aqui passam que me ajudem a valorizar nossa tão bela língua.
      Beijos.

      Excluir
  3. Aro, Jan 25/2012.
    Moni, admiro em você, não o quanto você é diferente, mas como você é diferente, participar deste seu momento de ascendência cultural é muito importante para todos que lhe querem bem, além de permitir que você possa mensurar a energia que irradia com sua linda meiguice. Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Si, tamanha é a minha felicidade ao ver e ler a primeira página e as primeiras palavras do seu blog. Orgulho e emoção foram as primeiras sensações.
    Livros, leitura... Você realmente não poderia ter escolhido tema melhor. Como essa garota ler! Caracas, dá até raiva! rs. Mas, como você mesmo definiu “ler vai muito além de pegar um livro, sentar e ler. Para mim, é arte.”
    Rabisque, rabisque muito, dando-nos as suas impressões extraídas dessa arte e instigando-nos a fazer mais parte dela.
    Boa sorte!
    Sua mana coruja, Valéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, irmã querida.
      Espero poder preencher e rabiscar muitas linhas nesse espaço. E se eu conseguir incitar você, já estarei realizada. Hehehehe.

      Excluir
  5. Moni.
    Quando criança adorava rabiscar, muitas vezes isso me custava, boas palmadas da minha avó! Agora posso rabiscar à vontade. Obrigado por este espaço bjs.Aro.

    ResponderExcluir
  6. Querida Si, adorei a descoberta e o convite para partilhar desse mundo dos livros. Confesso que talvez este seja o ponto para um recomeço da leitura, que na adolescência era predominante. Passava horas lendo e não descansava enquanto não terminasse a leitura, indo de histórias em quadrinhos a dicionários, de revistas semanais a Sidney Sheldon, meu preferido. Bjs e sucesso em seu empreendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carla.
      Nunca é tarde para recomeçar. E, nessa tentativa, aproveite para estimular Joãozinho também. Até com histórias em quadrinhos.
      Beijos.

      Excluir
  7. Simone,
    Parabéns pela iniciativa! Esse blog tem tudo a ver com você. Sua relação com os livros, além de ser fascinante, te transforma nessa pessoa tão interessante que você é. Vai ser muito bom compartilhar as sensações e impressões que uma boa leitura nos traz.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, obrigada pelo apoio. Suas palavras doces (com gostinho de cookies. Hehehe) me alegram ainda mais porque sei que você é uma apaixonada por livros e me deu sugestões maravilhosas, como Tuareg, Médicos de homens e de almas e O fio da navalha.
      Beijos, flor. E outros tantos para Mariana.

      Excluir
  8. Já estou acompanhando os seus "rabiscos" aqui!
    Adorei o nome. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, 2012 é o ano de pôr para fora nossas experiências, né? Livros e moda!
      É muito bom ter você por perto. Sempre.

      Excluir